Páginas

Especial Semana Farroupilha - Lendas Gaúchas - A Lenda da erva-mate

Prosseguindo com a série de lendas gaúchas em parceria com o artista plástico Marco Baptista, hoje teremos a lenda da erva-mate, segundo a ótica guarani.


A Lenda da erva-mate 

Nos tempos de antigamente, houve uma grande guerra e a tribo de Itabaetê preparava-se. Então a tribo inteira entoou seus mais belos cânticos de guerra, e saiu em marcha rumo ao grande acampamento. O furor da luta lhes enchia o coração enquanto partiam em sua jornada. No entanto, havia um velho, que os anos haviam judiado e não tinha mais força para lutar por sua tribo. 

E o pobre velho ficava pelos cantos chorando, extremamente entristecido por não pode acompanhá-los em batalha. Mesmo muito tempo depois de a tribo ter partido o velho continuava parado como uma estátua, mudo, envolvido em mil recordações de guerras já idas, quando ainda tinha força e vigor e era um dos mais fortes guerreiros. Agora já velho e fraco se sentia condenado à inutilidade. 

Apenas as lembranças lhe mantinham em pé, e o amor por sua filha Yarí, a mais bela e jovem de suas filhas, que preferia ficar junto ao seu velho pai em seus últimos dias do que casar-se com algum índio. 

Um dia chegou até o rancho um viajante estranho, com roupas coloridas, e belíssimos olhos azuis. Observando o viajante, percebeu que este vinha de terras longínquas, muito além do rio. Abriu a porteira de seu rancho ao viajante, dando-lhe pousada. Yarí, hospitaleira, foi buscar os mais lindos e saborosos frutos da floresta, e o mel mais doce das abelhas da região. E o velho animava-se por ter a quem recontar suas histórias de guerras e andanças. Ele e Yarí procuraram fazer o viajante feliz enquanto estivesse em suas terras. 

A noite chegou, e prepararam uma rede para o jovem. E em seus sonhos Yarí entoava lindas canções guaranis. E quando o sol nasceu, o velho foi encontrá-lo antes que seguisse viagem. E o viajante lhe disse:

- Tua generosidade é qual as fontes de águas cristalinas... Tua hospitalidade é tal qual a planície charrua, em tua filha se esconde a pureza dos olhos d'água e a alegria das madrugadas. Tanta bondade e virtude será recompensada. Sou viajante vindo das terras de Tupá, o Deus do Bem. Peça então, meu velho, o que quiseres que te darei!

- Mas senhor, nada mereço! Mas se a bondade de Tupá me quer conceder alguma bênção, eu pediria que me desse um tanto mais de consolo em meus últimos dias. Antigamente eu costumava guiar pelos caminhos da guerra, uma incontável quantidade de guerreiros. E hoje, veja, tenho somente minha filha para me alegrar em meus últimos dias. Bem queria eu ter um último amigo fiel, para que Yarí pudesse seguir nossa tribo e encontrar algum jovem índio que mereça seu amor. Então, é isso que peço: um amigo fiel, que me acompanhe nos últimos dias. 

E o viajante, vindo de Tupá, sorriu e lhe mostrou, em suas mãos, uma planta cheia de folhagem verde e cheirosa, com um perfume que parecia ser do próprio Tupá. E então disse:

- Permita a esta planta crescer, e beba de suas folhas. A bebida que terás será o companheiro fiel que pedes. Esta erva traz consigo a graça do próprio Tupá, e se estenderá pelas matas, e confortará não somente a ti, mas a toda a tribo. E tu, Yarí, serás a protetora das florestas que surgirão de tal erva. Os guerreiros sentirão como se fosse teu próprio carinho através desta bebida, e o cansaço será mais ameno, e os dias mais felizes. 

E já indo embora, o viajante repetiu:

- Eis que terás um fiel companheiro, meu velho. E esta protegerá tua raça, Caá-Yarí.

E foi desde tal dia que Caá-Yarí se tornou a senhora dos ervais e a deusa dos ervateiros. E a bebida feita de suas folhas traz alento ao coração, e na roda de chimarrão todo cansaço se finda, dando lugar à animação da prosa entre amigos. 



Esta lenda faz parte do folclore gaúcho, reescrita por Denise Baptista. Aquarela de Marco Baptista. Esta série de posts é uma parceria entre os blogs Pensando a Educação e Marco Baptista Multimídias

Um comentário:

  1. Que lindo isso!
    Amei o "alento ao coração", quem não quer ?
    Um beijo e lindo final de semana!
    Camila

    ResponderExcluir

© Pensando a Educação - 2014. Todos os direitos reservados. Criado por: Denny Baptista. Tecnologia do Blogger. imagem-logo