Páginas

Especial Semana da Pátria - Poesia


Na escola em que trabalho, todos os dias estamos fazendo apresentações das turmas, no momento do hasteamento da bandeira e no momento do arriamento também. Tenho uma turminha de 4º ano à tarde, e decidi apresentar uma poesia. São 17 alunos, por isso há uma estrofe para cada um, uma vez que na idade em que estão eles não gostam de ser deixados de fora. Eu mesma fiz a poesia, é um texto simples, com rimas simples também, para que eles possam decorar facilmente. Segue a mesma abaixo, espero que possam aproveitar!

Eu sou o Brasil

Há muito tempo atrás
um homem muito corajoso
decidiu dar ao Brasil
o seu bem mais precioso.
Não foi sozinho que ele,
buscando por igualdade,
travou uma grande luta
pela nossa liberdade.
Muitos homens e mulheres
sem medo, muito valentes,
fizeram todo o possível
pra libertar toda a gente.
Nessa Semana da Pátria
não podemos esquecer
de todos os nossos heróis
que fizeram o país crescer.
Foi Dom Pedro, no Ipiranga
que às margens alto bradou
“Independência ou Morte!”
e nosso país libertou.
A liberdade não veio
neste sete de setembro
mas veio com  muita luta
de janeiro a novembro.
Tantos homens e mulheres
lutaram pelo ideal
de um país mais amigo
sem injustiça social.
Sabemos que mesmo hoje
o país não é perfeito
mas podemos melhorá-lo
com esse amor que bate no peito.
Por isso queridos colegas
vamos parar pra pensar
no que podemos fazer
pra nossa Pátria ajudar.
Estudar com muito empenho,
meus amigos ajudar,
ser cortês e obediente
para o meu país orgulhar.
Parecem coisas tão simples
mas fazem a diferença,
pois sei que para o Brasil
Eu sou a maior esperança 
Eu amo o meu país,
esta terra em que habito,
repleta de natureza
e de um povo tão bonito!
Sei que ainda sou pequeno
mas mesmo assim posso ajudar
aprendendo meus deveres
e direitos abraçar.
Quando sou bom cidadão
eu orgulho meu país,
sendo justo e honesto
faço meu povo feliz.
Cuidar da nossa natureza
também é uma forma de ajudar,
o Brasil tem tantas belezas
das quais precisamos cuidar.
Não jogar lixo nas ruas
nossas águas não sujar
proteger os animaizinhos
e as matas preservar.
Brasil, meu país amado
gosto de você inteiro
 e digo com muito orgulho
que amo ser brasileiro!

Denise Baptista 



Abraço!

Um comentário:

© Pensando a Educação - 2014. Todos os direitos reservados. Criado por: Denny Baptista. Tecnologia do Blogger. imagem-logo