Páginas

A importância do registro no Serviço de Orientação Educacional


A Orientação Educacional é um dos setores mais importantes de uma instituição de ensino. Na maioria das escolas é o setor mais requisitado, e eu diria que o mais injustiçado também. Explico. Quantos já ouviram (ou falaram) alguém dizer que a "Orientação não faz nada"? Que é um setor onde não se tem o que fazer? Eu já ouvi muitas vezes esse discurso e já pensei assim também. Até, há 6 anos atrás, ser convidada a ser Orientadora Educacional. Meus amigos, vou dizer uma coisa pra vocês: não é fácil. 

A grande questão é que o trabalho de um orientador educacional não se mensura facilmente. Trabalhamos com comportamentos, principalmente, e estes apresentam resultados sensíveis e lentos. No entanto, a educação carece de resultados rápidos. E no meio dessa "guerrilha", muitas vezes sobra para o orientador arcar com as culpas por diversos problemas. 

O maior problema da orientação educacional é que ela é vista como a patrulha policial da escola. Ou como o corpo de bombeiros, sempre pronto a apagar algum incêndio. No entanto, esse não é o papel fundamental e ideal deste setor. Falarei sobre o real papel do orientador educacional na escola em posts futuros. 

Então, os registros escritos são necessários para que, quando houverem questionamentos a respeito das atividades realizadas, haja uma espécie de relatório destas sempre à mão. No meu primeiro ano como orientadora educacional, eu sofri muito pela desorganização. Trabalhava pra caramba, e quando era questionada sobre o que eu fazia (como eu disse, no meio de um prolema, o orientador geralmente é visto como aquele que não faz nada), não tinha registros consistentes sobre o meu trabalho. Então, corria fazer um relatório. Mas o ideal é tê-lo sempre à mão. 

Eu sou a louca dos relatórios. Me daria muito bem trabalhando em algum escritório (acho), rs. Portanto, tenho diversos tipos de relatório, e ainda pretendo implementar mais alguns com o tempo. Aos poucos irei disponibilizando estes relatórios para download, para que sirvam como modelo. Mas o principal relatório que tenho é um caderno. Comum, de 96 folhas (mas para o próximo ano já planejo comprar um maior, eles sempre acabam bem antes do final do ano letivo), resistente, folhas simples. Nele registro absolutamente tudo o que acontece durante o meu período de trabalho. Reuniões, documentos expedidos, pedidos feitos, favores atendidos, telefonemas dados, conversas com alunos, impressões pessoais sobre situações diversas, conselhos de classe, listas de alunos, enfim, tenho tudo neste caderno. Sem muitas firulas, simples mesmo. Nele também fixo todos os bilhetes assinados que retornam, bilhetes enviados por pais, professores, alunos, atestados médicos (até irem para a pasta do aluno), mensagens. Também registro quando digito ofícios, banco de horas, e atividades extra realizadas. Ao final do ano o pobre caderno costuma estar dez vezes mais grosso que no início, mas está recheado de informações valiosas que podem ser muito úteis, inclusive no caso de necessidade em juízo, processos, etc.

Anotar tudo já se tornou uma marca registrada minha, tanto que muitas vezes alguém me pede algo sobre uma reunião "x", pois sabe que tenho no caderno. Já me livrei de algumas enrascadas, como esquecimento de algum fato, ou mesmo alguma solicitação de última hora. 

Os registros, portanto, são uma maneira de mensurar de alguma forma tudo o que é feito na orientação educacional. Quando você for questionado, basta apresentá-lo. Mas, veja bem: estes são registros pessoais seus, e impressões pessoais, que não devem ser lidos por toda e qualquer pessoa. É preciso que você o tenha guardado bem o suficiente para ter controle sobre quem tem acesso a ele, e segurança para escrever nele tudo o que for necessário, mas sempre pensando que pode haver necessidade de apresentar estas impressões a alguém. Portanto, parcimônia sempre. 

Aconselho o uso desse tipo de anotação, para facilitar o controle do que se é feito, e também para melhor organização do profissional. Toda ajuda é bem vinda. E o trabalho é árduo, vale a pena tê-lo registrado.

E você, faz registros constantemente? De que maneira? Compartilhe conosco!

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pensando a Educação - 2014. Todos os direitos reservados. Criado por: Denny Baptista. Tecnologia do Blogger. imagem-logo