Páginas

Especial Semana da Pátria - 75 Atividades para Download


Ainda no pique da Semana da Pátria trago hoje para vocês 75 atividades diversas alusivas à esta semana, para download. Os arquivos são fruto de uma vasta pesquisa no Google, e foram todos upados para uma pasta só, a fim de facilitar o download das atividades. Alguns exemplos de atividades da pasta:



Subi os arquivos separadamente, e também em um arquivo compactado para quem quiser baixá-los todos de uma só vez. Através do link abaixo:

DOWNLOAD 75 ATIVIDADES SEMANA DA PÁTRIA

Grande abraço!

Especial Semana da Pátria - 16 Textos para a Sala de Aula


Seguindo com os posta sobre a Semana da Pátria, hoje trago 16 textos diferentes, entre poesias e textos informativos que podem servir de base para o trabalho pedagógico em sala de aula. 

Eles podem servir como ponto de partida para:
  • Interpretação de texto;
  • Leituras;
  • ortografia;
  • Produções textuais;
  • Criação de livretos, ilustrações, cartais, painéis;
  • Apresentações artísticas;
  • Dança;
  • Teatro;
  • Criação de vídeos;
  • Paródias;
  • Etc.
No link abaixo você pode fazer o download deste material!


Grande abraço!

Especial Semana da Pátria - Atividades com o Hino Nacional Brasileiro


Em breve iniciaremos a Semana da Pátria. Mesmo que nosso país não viva um momento exatamente bom - se é que já viveu - acredito ser importante incentivar nas crianças o amor à pátria. Amor ao que somos, ao país do qual fazemos parte, à nossa cultura e essência. 

A Semana da Pátria também é um momento muito bom para discutir alguns problemas do país, para rever o Hino Nacional (caso sua escola não tenha momentos cívicos frequentes), trabalhar os símbolos do nosso país.

Hoje trago algumas atividades para se trabalhar o Hino Nacional Brasileiro. Com uma pesquisa no Google encontrei diversas atividades. Algumas sugestões de atividades com o Hino Nacional Brasileiro:
  • Leitura silenciosa, individual, em grupo;
  • Exploração do vocabulário do Hino, bastante rico e com palavras que não utilizamos cotidianamente;
  • Discussão sobre o significado das frases do Hino;
  • Ilustração do Hino;
  • Criação de um livrinho com estas ilustrações;
  • Decorar e colorir o Hino Nacional Ilustrado;
  • Criação de painéis, cartazes e banners;
  • Produção de vídeos com celular, ou mesmo câmeras, para apresentação posterior, falando sobre o Hino, ou mesmo cantando-o de uma maneira criativa.
No link abaixo disponibilizo versões do Hino Nacional para impressão. Basta fazer o download das imagens, inseri-las no Word e imprimir. 

Abaixo, vídeo infantil com o Hino Nacional do Teleco e Teco. É possível fazer o download do vídeo através do programa aTube Catcher, e do MP3 também. 






Na mesma pasta disponibilizarei esta versão já em MP3, e a versão oficial do Hino Nacional Brasileiro, ok? Abaixo, então, o link!

DOWNLOAD ATIVIDADES HINO NACIONAL BRASILEIRO

Um grande abraço!

Gerador de Palavras Cruzadas - Uma ferramenta para o professor


Para que o ensino de fato aconteça, o professor deve lançar mão de atividades diversificadas, a fim de tornar a aula mais interessante e, ao mesmo tempo, abranger todos os tipos de aprendizagens dos alunos. Já sabemos que a aprendizagem não se dá de uma maneira apenas, e que dentro de uma mesma sala de aula podemos encontrar alunos que aprendem de maneiras diferentes. Por isso é tão importante diversificar!

Encontrei na internet este Gerador de Palavras Cruzadas que permite ao professor criar, ele próprio, palavras cruzadas para fixação de conteúdos, de maneira personalizada e que acompanhe exatamente o conteúdo trabalhado com os alunos. É bastante fácil de utilizar e rápido! Acessando o site do Gerador de Palavras Cruzadas, você verá esta imagem:


Basta preencher os dados das palavras cruzadas e clicar onde diz SUBMIT e o site gera o passatempo automaticamente. Abaixo, um exemplo:


Então, você pode clicar nos botões que ficam embaixo para ver as soluções, trocar palavras (ou corrigir no caso de erros), imprimir direto ou salvar o arquivo.

Grande abraço!

Infrequência na escola - FICAI e a gestão de faltas


A questão da infrequência é um problema da educação como um todo. Alunos desmotivados, pais que não se comunicam com a escola, ou mesmo que não dão importância à ela enfim, diversos problemas podem fazer com que um aluno se torne infrequente. No Brasil, a escolaridade é obrigatória até os 18 anos, sendo obrigatória a frequência à escola também. Manter a criança na escola é um dever de todos, mas principalmente da família, sociedade e Poder Público.

A infrequência à escola pode ser um alerta, um sinalizador de que algo mais grave possa estar acontecendo, como violação de direitos fundamentais como respeito, saúde, exploração do trabalho infantil, negligência da família, entre outros. Por isso é fundamental manter o controle sobre a frequência do aluno. A escola é a primeira responsável por fazer este controle.

No Estado do Rio Grande do Sul fazemos uso contante há cerca de 15 anos da FICAI - Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente. Esta ficha nos permite encaminhar as situações direta e rapidamente aos órgãos competentes, como o Conselho Tutelar. Ela inicia na escola e percorre todos os caminhos necessários à resolução do caso. Na escola em que trabalho, por exemplo, a evasão representa menos de 1%. Para ser mais exata, tivemos UM caso de aluno evadido no ano de 2013, e ainda sim foram feitas todas as notificações necessárias, e o próprio Conselho Tutelar acompanhou o caso de perto.

Hoje vou compartilhar com vocês os passos a serem seguidos para estas situações pois, como Orientadora Educacional, trabalho diretamente com estas questões. Vários estados não utilizam estas metodologias ou as utilizam de forma diferenciada e acho bastante útil o compartilhamento das informações como meio de propagar boas práticas. Vamos lá!

O aluno falta muito, e agora?

Inicialmente é preciso quantificar as faltas do aluno. Ele falta quantas vezes por semana? As faltas são regulares? Ou são espaçadas? Os prazos que respeitamos e que se mostram bastante úteis na resolução destes problemas são bem exatos. A escola age após 5 dias de faltas consecutivas, ou quando há 20% de faltas injustificadas no mês. Obviamente, mesmo intercaladas estas faltas precisam ser próximas. 10 faltas em um ano letivo inteiro não se mostra motivo para envio de FICAI. Quem tem por obrigação fazer a primeira informação sobre as faltas do aluno, logicamente, é o professor regente. No caso das Séries Finais do Ensino Fundamental, ou mesmo Ensino Médio, qualquer professor pode fazer a comunicação, e todos precisam estar atentos às frequência dos alunos. A comunicação deve ser feita à Orientação Educacional, para que seja iniciado o processo de buscar o retorno do aluno à escola.

Quais os passos a serem seguidos na gestão de infrequência?

Alguns passos devem ser seguidos para que o retorno do aluno aconteça o quanto antes. Como já dito, o primeiro a fazer a informação é o professor. Passado o caso à Orientação Educacional, é preciso buscar contatos com a família. Estes contatos incluem: telefonemas, bilhetes pela própria criança (no caso de infrequência intercalada) ou por outros alunos que morem nas proximidades, carta registrada, visita à residência do aluno, etc. Caso o aluno não retorne, é preciso preencher a FICAI e encaminhar ao Conselho Tutelar. Há pouco mais de um ano a FICAI era enviada por meio "físico" ao Conselho Tutelar. Atualmente, dispomos de um site específico para envio da mesma. O Conselho Tutelar tomará as medidas cabíveis e, caso ainda não haja o retorno do aluno, o caso é encaminhado ao Ministério Público para que as responsabilidades sejam apuradas.

Como proceder no contato com a família

O primeiro passo a ser seguido pela Orientação Educacional é o contato com a família. Não importa o meio escolhido, o importante é buscar este primeiro contato. E devem ser feitas tentativas de mais de um meio de contato, de preferência. No entanto, o ideal é que a situação seja resolvida pessoalmente, ou seja, convocar a família à escola, para que a esta seja informada da situação, da importância da frequência e do comunicado à escola no caso de faltas e também de sua responsabilidade civil perante a lei. É necessário que haja o registro em ata desta conversa, para que haja o máximo de transparência e segurança no processo.

A família foi contatada e o aluno não retornou

Caso este contato tenha sido feito, e ainda sim o aluno não tenha retornado à escola, é necessário preencher a FICAI para enviá-la ao Conselho Tutelar. Atualmente contamos com um site direto onde fazemos este preenchimento. Mas eu guardo alguns modelos da FICAI em papel e no computador para casos em que a internet não está funcionando ou para uma emergência. O "roteiro" dela é basicamente o seguinte:
Subi o modelo para o 4Shared, se quiser baixar, só clicar NESTE LINK. Preenchida a ficha, encaminha-se ao Conselho Tutelar, e este dará andamento ao processo. Caso o aluno demore a retornar é importante manter o contato constante com este órgão para ter notícias da situação e manter-se no controle desta.

Vejo a FICAI como uma forma realmente eficaz no controle de faltas. No Rio Grande do Sul sua implantação trouxe muito progresso nesta questão e em várias escolas os índices de evasão chegam a zero por conta de sua aplicação adequada. Acredito que mesmo que sua escola não seja gaúcha e não haja nada do gênero implantado em seu estado, ela possa ser utilizada como um modelo de como prosseguir, encaminhar e resolver estas situações. 

Caso tenha alguma dúvida, pergunte pelo formulário de contato na lateral direita do blog que terei todo o prazer em lhe responder. 

Grande abraço!

Floquinhos - Mensagens para Reuniões Pedagógicas

Fiz uma montagem coma mensagem abaixo, para utilizá-la, basta clicar na mesma, copiar e depois colar no Word e imprimir. 

Como Orientadora Educacional, faço uso constante de mensagens de motivação e reflexão, e esta série de posts tem como intuito compartilhar com colegas de trabalho mensagens pertinentes para momentos pedagógicos desenvolvidos na escola. São mensagens encontradas em buscas no Google e os créditos serão dados, quando houver. 

Dia dos Pais - 10 filmes sobre a relação pai e filho


Dentre as várias propostas pedagógicas que podem ser implementadas para o trabalho com o Dia dos Pais, temos o filme. Filmes possibilitam diversas abordagens, reflexões, e também trazem consigo momentos de puro entretenimento. Ao escolher um filme para ser utilizado em sala de aula é preciso alguns passos importantes:
  • Assistir o filme antes - você precisa saber os detalhes da história, se não há cenas inapropriadas ou que possam contrangê-lo durante o filme;
  • Verificar se o filme se adapta ao trabalho pedagógico que pretende fazer;
  • Verificar se o filme é adequado à faixa etária dos alunos - ele não pode se tornar complicado demais ou maçante!
  • Cerificar-se de que o filme não toca em pontos sensíveis de determinados alunos da classe. Há situações que precisam  de um certo tato e outras abordagens (pais falecidos, adotivos, gays, bêbados, que abandonaram a família, etc) que não o filme.
O filme dá margem a diversos tipos de trabalhos em sala de aula. Alguns exemplos: 
  • Debates;
  • Seminários;
  • Produções textuais;
  • Confecção de cartazes e livretos;
  • Criação de poesias;
  • Desenhos;
  • Resumos, sínteses, resenhas;
  • Pesquisas sobre o tema principal;
  • Apresentações artísticas e teatrais;
  • Etc.
Filmes sobre o universo paterno também podem ser utilizados como a própria comemoração de Dia dos Pais. Porque não convidar os pais - acompanhado dos filhos - para uma sessão de cinema com pipoca na escola? Prepara-se a sala de vídeo ou mesmo uma sala maior, com projetor, cadeiras confortáveis e durante a exibição do filme pode-se distribuir pipoca e suco aos pais e crianças. Ideia bacana, não?

Agora, então, as sugestões de filmes, com seus respectivos traillers e resenha rápida de cada um:

01 - À procura da felicidade



Tema principal: um pai indo atrás de seu sonho, mas acaba na rua, sem emprego, sem casa e com um filho pequeno. Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher, seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, mas seus planos não dão certo. Prepare-se para se emocionar - e chorar- com esta história de amor entre pai e filho.

02 - O paizão



Tema principal: adoção. Sonny Koufax (Adam Sandler) é um legítimo solteiro que não leva a vida a sério. Cansado de ser dispensado pelas mulheres, que o acusam de ser imaturo, ele tem a ideia de adotar Julian McGrath (Cole e Dylan Sprouse) para demonstrar maturidade. Mas nem tudo corre como ele imagina. Logo ele percebe que cuidar de uma criança não é tão simples assim.

03 - Peixe Grande e suas histórias maravilhosas



Ed Bloom (Albert Finney) é um contador de histórias. Ainda jovem ele saiu de sua cidade natal para realizar uma volta ao mundo. Sua diversão é contar histórias sobre as aventuras que viveu neste período. Todos que ouvem, adora... com exceção de Will (Billy Crudup), filho de Ed. Até que Sandra (Jessica Lange), mãe de Will, tenta aproximar pai e filho.

04 - O pai da noiva



George Banks (Steve Martin) é um pai de família extremamente ciumento. Depois que sua filha anuncia o noivado, ele arruma várias confusões na família.

05 - 2 filhos de Francisco



O filme conta a história da família dos cantores Zezé di Camargo e Luciano. Francisco Camargo (Ângelo Antônio) é um lavrador do interior de Goiás que tem um sonho aparentemente impossível: transformar dois de seus nove filhos em uma dupla sertaneja.

06 - A vida é bela



A Vida é Bela conta a história de Guido, filho de judeus, que foi mandado para um campo de concentração, juntamente com seu filho, o pequeno Giosuè. Guido é um pai amoroso, e graças a isso consegue fazer com que seu filho acredite que ambos estão participando de um jogo, sem que o menino perceba o horror no qual estão inseridos.

07 - Procurando Nemo



Nemo é um peixe-palhaço, que é sequestrado e passa a viver em um aquário. Longe de seu pai, que tanto o advertiu quanto aos perigos dos mares, ele constrói novos laços de amizade. Triste, seu pai nunca desisti de encontrá-lo.

08 - O Rei Leão



A animação conta a história de Simba, que é filho de Mufasa, o Rei Leão, e da rainha Sarabi. Ao crescer, o leãozinho é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar, o invejoso irmão de Mufasa, que planeja livrar-se do sobrinho e assumir o trono.

09 - Os descendentes



O drama conta a história de Matt King (George Clooney) um marido indiferente e pai de duas meninas, que é forçado a reexaminar seu passado e abraçar seu futuro depois que sua esposa sofre um acidente de barco. O acontecimento o aproxima de suas queridas filhas.

10 - Árvore da vida


A relação entre pai e filho de uma família comum é o foco do filme. A trama gira em torno do casal O'Brien e seus três filhos. Jack (Sean Penn) é o irmão mais velho e, no começo da trama, está vivendo uma feliz e inocente infância. Tudo muda quando um dos irmãos morre e a família entra em desespero.

Um grande abraço!
© Pensando a Educação - 2014. Todos os direitos reservados. Criado por: Denny Baptista. Tecnologia do Blogger. imagem-logo