Páginas

Indicação de Filme - Todos somos iguais / Like Stars on Earth


Produzido em Bollywood (indústria cinematográfica indiana), o filme Como estrelas na terra - Toda criança é especial (Like Stars on Earth) OU Todos somos iguais  o filme contra a tajetória do pequeno Ishaan, um garoto de cerca de 8 anos, repetente do 3º ano, portador de dislexia, que se vê incompreendido pela família e comunidade escolar, que não entendem seu problema. A família lhe exige o aprendizado, o compara com o irmão mais velho e não percebe sua dificuldade. Ele, como a maioria dos alunos com questões semelhantes, esconde suas dificuldades atrás de malcriações, recusas a fazer atividades, fugas da escola e outros atos de indisciplina. Os professores também o vêem como um aluno problema e ele é punido vez após vez. No entanto, ele é extremamente talentoso para as artes, sua válvula de escape. Sem saber como proceder e impaciente com a situação, seu pai o envia para um rígido colégio interno, onde o menino cai em uma profunda depressão, pois passa a ser ainda mais cobrado - e consequentemente, punido por não conseguir cumprir as tarefas - e pára inclusive de pintar. Tudo muda com a entrada na escola de um professor substituto, Ram Shankar Nikumb, de artes, que percebe o problema do aluno e vai atrás da ajuda da família e da comunidade escolar para tentar resgatar o aluno. 

Um filme sensível, emocionante, indicado ao Oscar 2013 como Melhor Filme Estrangeiro. Excelente para reflexão sobre nossos atos frente a "alunos-problema", com foco na visão do aluno e seu grande sofrimento quando nem ele sabe qual é seu problema e se vê como ser aquém dos demais. Uma boa dica para reuniões pedagógicas e de formação de professores e funcionários. 

O filme, de duas horas e meia aproximadamente, está disponível no YouTube e pode ser baixado através do programa aTube Catcher (clique no link para ir direto à página de download do programa) e reproduzido em DVD's, e computadores em geral. Abaixo, o filme, no YouTube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pensando a Educação - 2014. Todos os direitos reservados. Criado por: Denny Baptista. Tecnologia do Blogger. imagem-logo